Saiba quais são as frutas da primavera

A primavera chegou e, com ela, uma boa variedade de frutas à disposição em supermercados, feiras e frutarias, trazendo não apenas sabor, mas benefícios à saúde com um maior aproveitamento maior dos nutrientes que elas oferecem. São mais saborosas e aromáticas, já que têm os seus ciclos respeitados. Sempre que possível, vale apostar nas versões orgânicas, ainda mais saudáveis por serem livres de aditivos químicos.

Consumir as frutas da estação também é melhor para o bolso. Afinal, a maior oferta faz com que os preços caiam.

Veja algumas sugestões de frutas que não podem faltar na alimentação da sua família nesta primavera:

Abacaxi pérola

Um grande aliado na digestão, o abacaxi é rico em vitamina C, o que contribui para aumentar a imunidade, e contém também os complexos A e B e minerais como fósforo, ferro, cálcio e sódio. Tem ainda o poder ajudar a eliminar toxinas do organismo que causam o inchaço e o acúmulo de gorduras e protege contra a degeneração muscular relacionada à idade. Pode ser consumido in natura, em salada de frutas, sucos, inclusive nos detox, e como ingrediente principal de sobremesas e sorvetes. Mas atenção: não é indicado para pessoas que têm refluxo gástrico e úlceras.

 

Não sabe o que fazer com a casca do abacaxi? Clique aqui e descubra uma receita deliciosa de Chá de Casca de Abacaxi e aprenda um pouco mais sobre essa fruta incrível e saborosa!

 

Ameixa

Fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes, os alimentos de cor roxa, como a ameixa, têm ação positiva para os sistemas neurológico e digestivo. Para o intestino, é uma das principais aliadas, já que tem fibras insolúveis e propriedades laxativas, o que ajuda a combater e tratar prisão de ventre e regular o trânsito intestinal. A ameixa tem um importante papel na prevenção de doenças cardíacas, ajuda a regular o nível de glicose no sangue e é um poderoso antioxidante. Além do baixo teor calórico, traz sensação de saciedade. A fruta pode ser consumida na versão fresca ou seca, como sobremesa ou lanche entre as principais refeições. Ainda garante um sabor especial a preparos como manjar, mousse e pavê.

Jabuticaba

É importante no combate a inflamações e na prevenção de doenças como o câncer. Também ajuda a desintoxicar o organismo. É fonte de vitamina C, que contribui para aumentar as defesas do corpo, e do complexo B, que favorece o sistema nervoso. Não se limite a consumir apenas a polpa: a casca também deve ser aproveitada. Rica em antocianinas, um fitoesterol, que tem propriedades antioxidantes e que dá a cor arroxeada a ela, favorece o combate aos radicais livres. A jabuticaba ajuda também na beleza, pois coopera para a regeneração das células e se reflete na aparência das unhas, do cabelo e da pele. Pode ser consumida in natura e também compor sucos, sorvetes molhos e geleias.

Manga

Por sua alta concentração de fibras, a manga favorece o trânsito intestinal e dá saciedade. Docinha, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue e a controlar a pressão arterial. Por conter potássio, auxilia a eliminar o excesso de sal do organismo. Não pode ser deixada de lado sua ação antioxidante, graças ao betacaroteno, que dá cor a ela, e aos polifenóis, que combatem os radicais livres. É fonte ainda das vitaminas C e B6. A colheita começa no final da primavera. O consumo pode ser in natura, por suco, como item da salada de frutas ou até para dar um toque doce à salada de verduras, junto com a rúcula, ou até em mousse para a sobremesa. Mas, por ser uma das frutas mais doces, quem tem diabetes não pode exagerar.