Benefícios da leitura para sua saúde

Começar a ler um livro, seja ficção científica, romance, histórias infantis, contos de fada ou até mesmo sobre o corpo humano, pode trazer benefícios inimagináveis não apenas para a sua mente, mas, em especial, à sua saúde. Estudos comprovam que quem tem o hábito de leitura consegue viver por muito mais tempo. A pesquisa realizada pelo jornal Social Science and Medicine, com mais de três mil voluntários, mostrou que aqueles que se dedicaram cerca de três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais do que os participantes que não costumavam ler com frequência. E não basta viver por mais tempo, e sim com qualidade de vida. Por isso, quem tem o hábito da leitura também diminui o risco de desenvolver Alzheimer. Vários estudos já indicaram que o estímulo mental da leitura ajuda a retardar sintomas de doenças como Alzheimer e demência. Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Rush, e publicado pelo jornal Neurology, ambos nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que mantêm o hábito de ler na vida adulta também preservam por mais tempo suas habilidades mentais.

5 motivos para incluir a leitura na sua vida

1. Ajuda a diminuir o estresse. Você sabia que a leitura diária por apenas seis minutos ajuda a diminuir cerca de 68% os níveis de estresse? Foi o que comprovaram os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Segundo o estudo, após o breve período de tempo, os voluntários já tinham queda na frequência cardíaca e conseguiam relaxar os músculos do corpo.

2. Fortalece a criatividade. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que leem livros de ficção têm mais probabilidade de aceitar pensamentos diferentes e entendem diferentes aspectos de um mesmo assunto. O que significa que, graças à leitura, as pessoas encontram alternativas diferentes às questões do dia a dia e são mais criativas no trabalho, nos estudos e na vida.

3. Melhora a qualidade do sono. Quem já leu antes de dormir sabe que abrir um livro na hora de deitar não apenas auxilia a adormecer como melhora a qualidade do sono. Por ser relaxante, ajuda a desestressar e pode levar a um sono profundo e reparador.

4. Amplia o foco e a concentração. Está comprovado que quem consegue fazer uma leitura longa tende a fortalecer o foco, afinal, ler uma quantidade considerável de textos requer atenção e concentração. Ter tempo para ler 15 a 20 minutos diariamente pode melhorar sua capacidade de se concentrar e ajudar a ser mais produtivo.

5. Desperta a humanidade. Um estudo da New School, de Nova York, mostra que quem lê ficção tem mais empatia. Entender o estado mental de outras pessoas é, segundo os pesquisadores, uma habilidade importante no aspecto social e faz com que as pessoas se tornem mais humanas e aptas a conviver melhor com o que é diferente com harmonia.

Ler para as crianças pode deixá-las mais inteligentes

Quem tem crianças em casa sabe que é difícil encontrar uma que rejeite se sentar e se deliciar em volta de uma roda de histórias. E ler para elas vai muito além da diversão. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Pádua, na Itália, crianças que crescem rodeadas de livros, em especial aqueles que não fazem parte das leituras escolares obrigatórias, têm mais chances de se tornarem adultos mais inteligentes e de sucesso. Economistas notaram que os jovens que liam por prazer na infância tinham salários 21% melhores. Isso se deve, segundo os especialistas, ao fato de que essas pessoas teriam mais chances de aprender sobre a vida e o universo, através da leitura.